sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Adorando o Senhor com a cultura brasileira: O nascimento de Jesus, um cordel sobre o natal

Mas o que é um cordel?

Literatura de cordel vulgarmente conhecida no Brasil como folheto, é um gênero literário popular escrito frequentemente na forma rimada, originado em relatos orais e depois impresso em folhetos. Remonta ao século XVI, quando o Renascimento popularizou a impressão de relatos orais, e mantém-se uma forma literária popular no Brasil. O nome tem origem na forma como tradicionalmente os folhetos eram expostos para venda, pendurados em cordas, cordéis ou barbantes em Portugal. No Nordeste do Brasil o nome foi herdado, mas a tradição do barbante não se perpetuou: o folheto brasileiro pode ou não estar exposto em barbantes. Alguns poemas são ilustrados com xilogravuras, também usadas nas capas. As estrofes mais comuns são as de dez, oito ou seis versos. Os autores, ou cordelistas, recitam esses versos de forma melodiosa e cadenciada, acompanhados de viola, como também fazem leituras ou declamações muito empolgadas e animadas para conquistar os possíveis compradores. Para reunir os expoentes deste gênero literário típico do Brasil, foi fundada em 1988 a Academia Brasileira de Literatura de Cordel, com sede no Rio de Janeiro.
(fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Literatura_de_cordel)

Como podemos ver, o cordel é tipicamente brasileiro. Assim como a Bossa nova e o Samba são uma marca registrada do Brasil, o cordel também marca a nossa cultura. 

Creio que Deus se alegra por usarmos o que é nosso para honrá-lo e adorá-lo. Mesmo que muitas formas e estilos de cultura tenham nascido de formas que muitas vezes não conhecemos e até reprovamos, ignora-las e negligencia-las seria realmente abandonar a identidade que o Próprio Deus nos deu como nação.   Talvez Deus espere de nós uma atitude diferente. 

Já não importa mais se um ritmo musical nasceu de práticas ilícitas ou se um tipo de escrita vem de uma carga histórica imoral, idólatra ou pagã. Nossa função hoje é usar nossa cultura para transportar e impregnar com as verdades da Palavra de Deus não só a nossa nação, mas o mundo. Não se torna impuro aquilo que Deus purificou. Já não importa mais o início mas o daqui para frente.

Este cordel explicando a verdadeira história do natal é a prova de que podemos honrar e levar a palavra do Senhor Jesus a todos através de nossa cultura.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário