domingo, 5 de dezembro de 2010

"Receita para exercitar amor e perdão."



Nesta manhã estava lendo a palavra e um versículo me saltou aos olhos, dizia assim: "Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas." (Mt. 7:12). Meu Deus! Já tinha lido tantas vezes o sermão da montanha, já tinha pensado e meditado tantas vezes nas maravilhas que Jesus nos ensina nestes capítulos do evangelho de Mateus, como pude não ter percebido a grandeza deste versículo?...

Trata-se de uma receita de bolo que Jesus nos dá de presente, poderia até se chamar: "Receita para exercitar amor e perdão."

A Algum tempo eu venho pedindo que o Senhor me ensine a amar e perdoar verdadeiramente, venho pedindo que eu aprenda a amar o difícil de ser amado, venha a suportar realmente por amor. Quando aprendi pela Palavra que o amor e o perdão são uma opção e não um sentimento, tornando-se uma condição para vida eterna e intimidade com Deus, percebi o tamanho do desafio que eu tinha pela frente.

A minha grande descoberta é que a escolha, tanto de amar quanto de perdoar, do seu estágio inicial, é nascida muitas vezes em meio à lágrimas, lutas internas e humilhação, até que se torne uma necessidade para os que as praticam.

Para que tenhamos que perdoar temos que um dia ter sido ofendidos e feridos, para que tenhamos que amar temos que ter sido confrontados por comportamentos e pensamentos diferentes dos que aceitamos e concordamos (pois é muito fácil amar aqueles que nos agradam). E este é o motivo que faz desta escolha em muitos momentos algo muito doloroso e avesso a nossa vontade. Mas ao contrario do que se imagina, estas batalhas doloridas geram cura, libertação, crescimento espiritual e proximidade com o Pai. Quanto mais exercitamos o amor e o perdão, mais real eles se tornam em nossas vidas e mais livres para amar e perdoar nos tornamos.

Tratando-se de uma escolha, perdemos os argumentos diante de Deus e até dos homens para deixar de fazê-lo, portanto, assim como constatamos que Deus existe apenas pelas coisas que foram criadas, também sabemos que Deus vive em nós pelo quanto decidimos amar e perdoar.

"Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas." (Mt. 7:12). O que Jesus nos diz neste versículo é de uma sabedoria estrondosa, em uma frase ele resume o que é o amor e como amar. Percebi então como nós complicamos o evangelho, como ele é simples e perfeitamente aplicável.

O versículo diz em sua primeira parte:“Portanto, tudo que vós quereis que os homens vos façam...”

Está ai comprovado na palavra, é Jesus que nos diz que queremos que os homens nos façam coisas, queremos ser amados, aceitos, valorizados, esperados, desejados, compreendidos, cuidados....

Dizer que somos indiferentes a aceitação do outro é orgulho e mentira. Deus que nos fez desta forma, por que é assim que somos para Ele. Percebi então que não há nada de errado nisso. Desde que seja em uma posição de humildade e livre de egoísmo (Querendo apenas receber e nada dar).

A continuação do versículo diz: “fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas.”

Então é isso! Para cumprirmos toda a lei de Deus devemos fazer aos outros o que queriamos receber. Simplesmente tudo se resume a isso.

Se queremos aceitação devemos aceitar, se queremos que nos compreendam devemos compreender, se queremos ser valorizados devemos valorizar, se queremos ser amados devemos amar, não ocultamente mas com atitudes e demontração de amor assim como gostariamos que nos fizessem. Da mesma forma não devemos fazer aos outros o que não gostaríamos que nos fizessem.

Mas há uma condição imprescindível para que esta receita tenha valor e efeito, a atitude de amar e perdoar precisa vir do coração, não apenas em forma de vontade, mas em forma de obediência e amor pelo Senhor principalmente.

Ezequiel 36:26 diz "E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne."

É Jesus mesmo que nos capacita para tomarmos a atitude de amar e perdoar, é Ele que nos dá um novo coração. Este novo coração nos move a ter um relacionamento direto com Deus, a buscar da sua palavra, desejar fazer a sua vontade, clamar a Deus sinceramente pelas necessidades dos outros. Quando deixamos Jesus nos cuidar, nos moldar e transformar a nossa vida nos tornamos pessoas amáveis, com um coração capaz de compreender, de amar, de valorizar, de perdoar, de abençoar, por que a vida de Deus está nele. Enfim, apenas em Cristo podemos fazer para os outros o que gostaríamos de receber.

Em Colossenses 3:23-25 diz "E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para Senhor, e não para os homens, ciente de que recebereis do Senhor a recompensa da herança. A Cristo, o Senhor, é que estais servindo. Pois aquele que faz injustiça receberá em troco injustiça feita: e nisso não há acepção de pessoas."

Não precisamos então nos preocupar se nossas novas atitudes serão reconhecidas pelos que receberem, por que a nossa recompensa não vem dos homens, mas sim do Senhor. Se buscarmos ao Senhor de todo o nosso coração e nosso entendimento Ele nos encherá de amor incondicional por Ele e pelas pessoas. E de acordo com nossas obras de amor pelos outros Ele mesmo nos recompensará por que só Ele é justo e fiel.

Jesus é para nós inspiração e prova de que Deus honra a quem vive para fazer bem aos outros. Seu sacrifício não foi reconhecido pelos homens, mas por causa deste sacrifício e desta vida de amor e dedicação ao próximo Deus lhe deu um Nome que é sobre todo o nome, e em um futuro próximo todas as nações da terra se dobrarão diante D'Ele e confessarão que Ele é o Rei dos reis e Senhor dos Senhores. Aleluia!

Um comentário:

  1. Muito bom! E gostei da ressalva de que para a receita funcionar e preciso fazê-lo de coração e acrescento que muitas vezes isto é impossível ao homem fazê-lo de coração sem a intervenção do Espírito Santo, por isto : "Cristo em nós a esperança da glória". Fique na paz!

    ResponderExcluir